A manutenção de painéis elétricos é um tipo de serviço que assegura que os sistemas elétricos e seus componentes estejam testados, além de operar e serem mantidos de acordo com a necessidade do equipamento e de seus requisitos operacionais. 

Além disso, esta manutenção garante economia, pois é um investimento que permite que não seja necessária a troca rápida por conta de desgastes ou danos no painel. 

Com a manutenção de painéis elétricos é possível evitar acidentes ocasionados por curtos circuitos e até mesmo incêndios. Por isso, o atraso na realização da manutenção pode ser prejudicial ao equipamento e aos profissionais que o operam, pois, a manutenção feita corretamente evita problemas futuros e não desgasta os equipamentos. 

Características da manutenção de painéis elétricos

Com um trabalho de manutenção de painéis elétricos as empresas podem redimensionar o seu painel elétrico para máquinas e otimizar o uso do painel para outros equipamentos.

Nesse processo são feitas medições das grandezas elétricas e da carga de energia dos circuitos bem como a checagem de temperatura e regulagem das chaves para evitar curto-circuito. 

A manutenção de painéis elétricos é primordial para que a segurança seja garantida juntamente com o funcionamento ideal dos painéis. Por isso, a manutenção é recomendada de forma que previna falhas, por conta das cargas de eletricidade volumosas que ao entrar em contato com certos componentes desses painéis, pode gerar a movimentação de parafusos e outras peças que resultam em choques. 

Com estes componentes desalinhados há desregulagem no consumo de energia, por isso a manutenção faz com que seja novamente realinhado, para que não haja falhas no equilíbrio do painel. 

A manutenção de painéis elétricos é composta por algumas etapas sendo elas:

  • Reaperto e inspeção de conexões;
  • Limpeza e organização;
  • Medições de temperatura;
  • Medições de grandezas elétricas.